Claro-Escuro

O homem é, no mínimo, dois. Nenhum de nós é só sombra, e nem só luz.

Dianne Rodrigues - (FC Pitty Uberlândia MG)
03/09/2009 - 08h52

Claro-Escuro

Após 3 anos, ela está lançando seu novo álbum de inéditas, onde percebe-se um amadurecimento tanto nas músicas quanto nas letras. Há uma questão de dualidade como: leve e pesado, Luz e sombra. Céu e inferno, bom e mau, macio e áspero, doce e azedo, no que resultou no título do trabalho: ‘CHIAROSCURO’, palavra em italiano e que também era o estilo de pintura de Leonardo da Vinci. “A intenção não era se utilizar da técnica aprimorada por Da Vinci, e sim usá-la como exemplo para trazer à tona a sensação de contraste e dualidade.” – diz Pitty.

Durante as gravações, um quadro foi pintado por Catarina Gushiken, de onde extraíram a arte da capa do disco. Pitty lançou o primeiro single do novo trabalho ‘Me Adora’, onde ela utilizou a palavra ‘foda’, não como um palavrão – “O que eu gosto nela (...) é a junção de dois mundos que supostamente não deveriam se encontrar, é o conflito. E conflito não para mim ou para as pessoas da minha geração que sabem que esta palavra é comum e não representa nada além de um adjetivo.” – afirma a rockeira. A música expressa uma forma de chacota para as diversas situações do dia-a-dia de qualquer pessoa, onde se encaixa no trabalho, entre os amigos,ou em casa. Alguns fãs se surpreenderam ao ver a nova fase da banda, pelo novo trabalho ter ficado diferente dos antigos, mas outros compreenderam e sabem que o som da banda mudou para o melhor. 

Pitty procura inovar sempre, diz ‘ter medo do mesmo’ – “A essência do gosto é a mesma, novas bandas vão surgindo. O que acho interessante musicalmente hoje é transitar por universos sonoros diversos, e assim criar algo dissociado de um único rótulo ou estilo. É juntar coisas distintas para se criar uma outra nova.” – filosofa.
 
O som da banda tem muitas influências de outras, onde nesse novo CD ficou mais explicito, pode ser reparado pegadas como: Black Sabbath, Sonic Youth, Pixies, Velvet Underground, Radiohead, Muse, Queens of The Stone Age, Mars Volta, Frank Zappa e por aí vai. Por conta disso, por apenas querer inovar e sair dessa onda, Pitty é alvo dos ‘críticos’ que se acham, onde alguns nem sequer ouviram o resto do CD e saem falando pelos cotovelos; vide letra de ‘Me Adora’ para os tais. 

Poucos são aqueles que ouviram todas as faixas, e criticam cada uma, mostrando o ponto onde gostou e não gostou, á esses sim, a opinião é totalmente válida. Mas enquanto saem criticando por um lado, a cantora ou a banda [uns consideram assim e outros assado] saem ganhando pelo outro. No youtube o clipe ‘Me Adora’, logo na primeira semana de lançamento, foi o mais visto. Hoje são 871.259 exibições, em 1 mês apenas, e esse número só vai crescer mais e mais. Enquanto isso, segundo pesquisas, ‘Chiaroscuro’ é o 4º CD mais vendido.
 
Alguns ainda afirmam que Pitty não passa de uma ‘cantora de boutique’, sendo ‘a musa da mídia’, ou ‘a patricinha rockeira’- “Isso além de chato é injusto. Dá pra colocar gente que entende de rock pra escrever sobre meu trabalho, por favor? Ah, obrigado. Então, o legal mesmo é esse monte de sub-Marisa Monte ou essas releituras mal feitas de Gal dos anos 70? Me poupe.” – reclama a cantora.
 
Pelo menos ela tem muitos fãs espalhados pelo Brasil, que compreendem a mensagem que ela quer passar, e sabem que ela veio pra ficar. Enquanto tem artistas ai na mesma, ela esta sempre se informando, procurando inovar, tanto musicalmente quanto pessoalmente, ela sim tem, e é uma grande personalidade, mostrando que esta aí para aqueles que á aprovam e que ta nem aí para aqueles que á apavoram.
 
“Há coisas chatas, há coisas incríveis, como em absolutamente tudo nessa vida. Mas há muito mais coisas compensadoras do que o contrário, e a melhor delas é que independentemente disso tudo eu estou aqui, fazendo o que gosto e o que quero, do jeito que gosto e que quero, pagando minhas contas com rock e curtindo a vida adoidado.O resto é só o resto.” – conclui a baiana.
 
Confira o clipe da primeira música de trabalho do 4º álbum da cantora, música ''Me Adora''

 

Fontes: www.pitty.com.br/256tonsdecinza
              
              www.rockemgeral.com.br/2009/08/25/sai-pitty-entra-pitty/

Patos Notícias