Fiscais e PM fazem ação para controlar fluxo de pessoas nas imediações de agências bancárias e lotéricas

Dois fiscais, dez servidores de apoio e dois militares foram empenhados na ação.

Igor Nunes
07/07/2020 - 13h52

Fiscais e PM fazem ação para controlar fluxo de pessoas nas imediações de agências bancárias e lotéricas

Os fiscais da Prefeitura de Patos de Minas, juntamente com dez servidores de apoio à fiscalização e dois policiais militares foram para as portas das agencias bancárias e lotéricas para controlar o fluxo de pessoas. Durante a abordagem, algumas agências foram notificadas por descumprimento das normas sanitárias vigentes.

Segundo informações o Coordenador das Ações de Fiscalização da Covid-19, Rafael Godinho, a organização externa das filas formadas para atendimento nas instituições financeiras fica a cargo de cada instituição. A inobservância implica na adoção das medidas cabíveis para reparar a violação das normas.

Porém, muitas pessoas não têm obedecido a orientação dos agentes bancários ou servidores de apoio aos fiscais. Apesar da instrução, que é para a segurança da própria pessoa, algumas destas tem tratado estes com falta de respeito.

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado, sendo o mesmo observado pelo município de Patos de Minas, através do Decreto Municipal n° 4.859.

Referido plano, além de delimitar quais estabelecimentos poderem prestar atividades ao público, também condiciona as mesmas a uma série de protolos sanitários.

No que diz respeito ao atendimento aos clientes do sistema financeiro, referido documento determina que:

ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES

- Fique em casa sempre que possível;
- Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, não saia de casa;
- Utilize máscara, de preferência caseira, durante todo período de permanência fora de casa; -
- Prefira solicitar serviço por delivery, compra por telefone ou internet;
- Se for do grupo de risco não saia de casa! Peça ajuda a um familiar, amigo ou vizinho sem ter contato físico com a pessoa;
- Não utilizar bebedouros coletivos;
- Não permitir que outras pessoas toquem em seus cartões de crédito ou débito na hora do pagamento. Evite pagar com dinheiro;
- Permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, dessa forma, planeje sua compra ou atividade antes de sair de casa;
- Realize a higienização das mãos ao entrar e no estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas” e ao sair do estabelecimento;
- Evitar rir, conversar, manusear o telefone celular, ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca, durante sua permanência no interior do estabelecimento;
- Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e boca com um lenço descartável, descartá-lo imediatamente e realizar higienização das mãos. Caso não tenha disponível um lenço descartável cobrir o nariz e boca com o braço flexionado;
- Ao chegar em casa, higienizar as mãos e antebraços com água e sabão;
- Ao chegar em casa, higienizar, adequadamente, todos os produtos e as embalagens dos produtos comprados nos estabelecimentos comerciais.

A somar-se a isso o Decreto Municipal nº 4.816, o qual consolida as medidas de proteção à coletividade a serem adotadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) no município de Patos de Minas e dá outras providências, informa em seu art. 11, § 9º, que:

§ 9º Os bancos, caixas econômicas, correspondentes bancários, as cooperativas de crédito poderão funcionar no horário compreendido entre 7h as 12h e as casas lotéricas entre 8h as 17h, de segunda-feira a sexta-feira, ficando vedado o funcionamento das casas lotéricas aos sábados, observando-se:

a) os estabelecimentos deverão cuidar de formar duas filas, sendo uma para autoatendimento (caixas eletrônicos) e outra para os serviços no interior de agência;
b) disponibilizar álcool em gel para uso dos clientes, inclusive nos caixas eletrônicos;
c) colocar, no lado externo das agências, coberturas móveis (tendas) para comodidade dos clientes na formação de fila;
d) colocar demarcador de espaço em fila de espera (no piso) para uma distância de 2 (dois) metros entre pessoas;
e) o Município interditará o uso do espaço destinado a estacionamento nas vias em frente às agências bancárias e lotéricas, podendo este espaço ser utilizado para colocação de tendas e filas;
f) meia hora antes do encerramento, poderão ser distribuídas senhas para atendimento de pessoas, priorizando as necessidades dos presentes, limitado a 20 (vinte) senhas;
g) organizar filas respeitando o espaço de 2 (dois) metros de distância entre pessoas, devendo higienizar corrimões, separadores de filas, balcões, equipamentos e utensílios, de forma a prevenir a disseminação do Coronavírus (COVID-19);
h) na primeira hora das 7h às 8h, as instituições financeiras e correspondentes bancários poderão realizar atendimentos de menor complexidade, devendo, se for o caso, fixar informações aos usuários sobre os tipos de atendimento, com prioridade para o público preferencial (Redação dada pelo Decreto nº 4817/2020).


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