CPI da Câmara Municipal ouve servidores da Prefeitura sobre caso envolvendo o secretário de Planejamento
Em fase de oitivas, a CPI da Câmara Municipal de Patos de Minas colheu o depoimento de mais quatro servidores da administração municipal.
04/06/2020 - 08h03
A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI 01/2020, instaurada para investigar, elucidar e fiscalizar possíveis ilegalidades praticadas pelo secretário municipal de Planejamento, Júlio Cezar de Castro Fonseca, esteve novamente reunida durante toda a manhã desta quarta-feira (03/06), ocasião em que foram ouvidos mais quatro depoentes, todos servidores públicos da Prefeitura de Patos de Minas.
Composta pelos vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (presidente), David Antônio Sanches – David Balla (relator), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Mauri Sérgio Rodrigues e Otaviano Marques de Amorim, a CPI já realizou várias oitivas, visitas técnicas e junção de documentos. Desta vez, as testemunhas ouvidas pelos parlamentares foram o diretor de Regulação Urbana, Rodrigo Moreira Alves; o gerente de fiscalização de Obras, Sebastião Moreira da Silva; o gerente de Posturas, Guilherme José da Silva Duarte; e o fiscal Tributário, Otávio Augusto Ferreira. A fiscal de Obras Elisabeth Silva, convocada para depor na oportunidade, justificou a ausência por motivo de férias regulamentares.
Os depoentes prestaram informações técnicas dentro de suas áreas de atuação. Confira os principais destaques de cada depoimento:
* Rodrigo Moreira Alves - engenheiro civil da Prefeitura Municipal e atual diretor de Regulação Urbana.
Na opinião do engenheiro civil Rodrigo Moreira Alves, diretor de Regulação Urbana, “os alvarás deveriam ser função da Secretaria de Finanças, no entanto, eles estão funcionando bem na Secretaria de Planejamento, sendo atualmente a Prefeitura de Patos de Minas a quarta no Estado em questão de rapidez na emissão de alvarás”, informou. Sobre o secretário Júlio Cezar, Rodrigo reconheceu que o gestor da pasta tem “temperamento forte” e que “divergências” existem no setor, mas esclareceu que, na grande maioria das vezes, as divergências de entendimento de legislação são levadas ao setor jurídico, prevalecendo os pareceres da Procuradoria Jurídica. Com relação à Construprimos, o engenheiro relatou que a principal discussão passou a ser sobre a necessidade de construção de uma drenagem de uma outra rede com o mesmo diâmetro para absorver a água pluvial do local, quando foi feito um Termo de Acordo entre a Prefeitura e a Construprimos, do qual ele afirmou não ter participado. Segundo Rodrigo, inicialmente a Construprimos iria construir a rede e, depois, ser ressarcida pela Prefeitura. “Porém, nesta administração, a Prefeitura entendeu que a rede seria de responsabilidade do empreendedor e não do Município”. Para Rodrigo, foge do seu entendimento a legalidade de quem teria que construir a rede e que, conforme o processo de revalidação dos alvarás da Construprimos, a revalidação não se deu especificamente com base na informação do fiscal de obras Giovane Maciel, mas sim com relação à construção da rede pluvial, conforme entendimento da atual administração como um todo.
* Sebastião Moreira da Silva - gerente de fiscalização de Obras.
Servidor público efetivo da Prefeitura há 30 anos, o gerente de Fiscalização de Obras, Sebastião Moreira da Silva, informou que “já presenciou alteração de voz do secretário Júlio Cezar, como ocorre com qualquer outro ser humano”, e disse não saber se a forma como o secretário Júlio Cezar conduz o trabalho está melhor do que as outras gestões anteriores, afirmando que o trabalho está sendo prestado a contento. Em seu depoimento, Sebastião disse que, “segundo opiniões de terceiros, há alguns recuos na aprovação de documentos, embora nunca presenciou fatos assim”. O depoente relatou à CPI que a Secretaria de Planejamento não tem o hábito de realizar reuniões envolvendo todos os setores da pasta para a resolução ou discussões de assuntos afetos à Secretaria, mas que os serviços funcionam bem. “A emissão de alvarás por parte da Secretaria de Planejamento pode ter dificultado o acesso da população em questão de localização”, explicou. Sobre à Construprimos, o servidor elucidou dúvidas dos vereadores com relação aos alvarás; esclareceu que o secretário Júlio Cezar pode deferir o processo com base ou não nos pareceres dos fiscais de obras; e afirmou que “não teve conhecimento com relação ao andamento do processo relativo à empresa, que não visitou as obras e que não tem conhecimento de o porquê o alvará da Construprimos não ter sido revalidado”.
* Guilherme José da Silva Duarte – gerente de Posturas.
O gerente de Posturas da Prefeitura, Guilherme José da Silva Duarte, afirmou que não presenciou ameaças ou assédio moral aos servidores por parte do secretário Júlio Cezar, entendendo que há um tratamento isonômico com relação aos servidores pelo titular da pasta. Sobre o caso investigado nesta CPI, o servidor afirmou saber somente os fatos relatados pela mídia. Além disso, Guilherme relatou que “a transferência da Minas Fácil para a Secretaria de Planejamento se deu por ocasião da reforma administrativa da Prefeitura e que ouviu dizer que o serviço não estava sendo desempenhado a contento”. Segundo Guilherme, o próprio Romel, fiscal de posturas, é que pediu para deixar o cargo de coordenador da Ceasa e voltar para a Prefeitura Municipal por questão de redução na gratificação.
* Otávio Augusto Ferreira - fiscal Tributário.
Fiscal tributário da Prefeitura Municipal, Otávio Augusto Ferreira relatou em seu depoimento um episódio de divergência que teve com o secretário Júlio Cezar em maio do ano passado, ocasião que, segundo o servidor, o secretário ficou bastante “nervoso”. De acordo com Otávio, o serviço de tributação deve seguir o Simples Nacional, no entanto, o secretário Júlio Cezar queria que ele (Otávio) apenas fizesse a cobrança do ISS. Otávio acredita que “o posicionamento do secretário Júlio Cezar se deu por falta de conhecimento da legislação”; e que, em razão dessa divergência, ele (Otávio) fez apenas o lançamento do ISS da Prefeitura. Diante disso, o depoente contou aos parlamentares que acabou cedendo: “Fui orientado na época que, por mais que houvesse previsão legal na legislação federal, era para seguir o que o secretário Júlio Cezar dissesse, uma vez que é o secretário quem assina o documento”, afirmou. O fiscal tributário também explicou questões técnicas relativas aos eventos e opinou: “a emissão de licenças para eventos tem mais a ver com a Secretaria de Planejamento do que com a Secretaria de Finanças”. Por fim, Otávio manifestou que o seu conhecimento sobre os assuntos investigados nesta CPI é com base somente no que foi divulgado na mídia e que até hoje não houve alteração da Lei Complementar n.° 204/2003 instituindo a cobrança antecipada de ISS, como já vem sendo feita. Por sua vez, o presidente da CPI, vereador Braz Paulo, solicitou ao fiscal tributário documentos relativos aos eventos realizados em Patos de Minas para juntar ao processo.
A data da próxima reunião da CPI será divulgada posteriormente.
-
Homem sai de Serra do Salitre para levar droga mas é preso em Carmo do Paranaíba
-
Homem é esfaqueado e companheira é a principal suspeita
-
Motociclista que acidentou na Avenida Fátima Porto não resiste aos ferimentos e morre
-
Motorista perde o controle e capota na BR-354, próximo a Campina Verde
-
Duas pessoas ficam feridas em acidente na MGC-354
-
Crianças são encontradas na rua e PM acha pais dormindo em Patos de Minas
-
Duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na Av. Fátima Porto
-
Homem é preso por tráfico de drogas na Avenida Paranaíba
-
Polícia Militar apreende revólver, réplica de pistola e drogas no Bairro Jardim Esperança
-
Mestre de capoeira morre afogado em represa na região rural de Ponto Chic
-
Motociclista inabilitado foge da polícia, bate em muro e fica ferido
-
Prefeitura emite novo decreto para adequar município ao retorno da Onda Verde
Publicidade
Publicidade
Publicidade
-
Medicamentos descartados em P.O. tem identificação da Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto/SP
Responsáveis pelo descarte podem responder por crime ambiental ou até infração administrativa.
-
Carreta arrasta fiação e deixa rastro de destruição no bairro Planalto
Motorista disse que passa pela avenida diariamente e nunca teve problemas
-
Deputada federal Greyce Elias testa positivo ao COVID-19
A deputada do Avante informou que está seguindo a quarentena, juntamente com a família que também testou positivo.
-
Covid-19: nova versão do Minas Consciente é divulgada e entrará em vigor no dia 6 de agosto
Redução de ondas, protocolo único, análise por microrregião são algumas das mudanças. Até anúncio de nova classificação, Patos de Minas segue na onda branca
-
Zona rural: vacinação contra raiva começa na próxima segunda-feira
Imunização é voltada para cães e gatos acima de três meses. Na área urbana, campanha será em quatro etapas, começando em 22 de agosto
-
Morador de rua é esfaqueado no Bairro Jardim Paulistano
A vítima estava pernoitando na porta de uma casa quando foi agredida.
-
Governo do Estado lança novas regras para o Minas Consciente
O governador ressaltou que o novo plano, entre outros pontos, contempla necessidades específicas dos municípios
-
Trecho da Avenida Brasil, no Boa Vista, será alargada para melhorar fluxo
Obra, já iniciada, acontece entre a Avenida Fátima Porto e a Praça Madrid
-
Mais um óbito por COVID-19 é confirmado, mas número de internados diminui em Patos de Minas
35 pessoas estão internadas, sendo 10 em estado grave na UTI.
-
Mulher encontra vários medicamentos descartados no meio da mata na zona rural de Presidente Olegário
Os medicamentos estavam descartados na região do Cricó ou Pedreira, como é conhecida.
-
Idoso fica ferido ao ser agredido com pá em Patos de Minas
-
Técnico João Alemão testa positivo ao COVID-19 e está fora de partida da URT x América
-
Polícia Militar apreende espingarda semiautomática de fabricação Russa no Bairro Jardim Panorâmico
-
Homem de 43 anos que vendeu respiradores para o Estado do Pará e não entregou é preso em Patrocínio
-
Patos de Minas já registra 1272 casos confirmados de COVID-19
-
Prefeitura inicia construção de aceiros no Parque Municipal Mata do Catingueiro
-
Prefeitura realiza pesquisa sobre modernização da iluminação pública
-
Parque Ecológico Rio Paranaíba recebe cuidados e ganhará academia ao ar livre
-
Rapaz de 22 anos é preso por furto de aparelho de TV em Lagoa Formosa
-
Rapaz de 18 anos é baleado no Bairro Santa Cruz em Carmo do Paranaíba
-
Batida entre carro e caminhonete deixa motorista ferido na BR-354
-
Psiquiatra denunciado por recomendar uso de cloroquina recebe apoio nas redes sociais
-
Patos de Minas registra 57 novos casos de Covid-19
-
Jovens são presos por tráfico de drogas no Bairro Jardim Aquárius
-
Projeto “Amigos que Ajudam” lança campanha para ajudar instituições filantrópicas patenses que enfrentam dificuldades durante a pandemia
-
Vereadores analisam projeto de lei do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público Municipal – Faserv
-
URT perde para o Cruzeiro no primeiro jogo de retorno do Campeonato Mineiro
-
Psiquiatra é denunciado por recomendar uso indiscriminado da hidroxicloroquina e da cloroquina
-
CAIXA Tem: usuários com inconsistência cadastral podem realizar desbloqueio pelo aplicativo
-
Prefeitura conclui construção do Centro Especializado em Reabilitação
-
Campus da UFU em Patos de Minas fará testes para detecção de COVID-19
-
Licitação para projeto executivo de duplicação da BR-365 é publicado no Diário Oficial
-
Mulheres de 23 anos são presas por tráfico de drogas no Bairro Jardim Paulistano
-
Polícia Rodoviária Federal apreende meio quilo de crack em bagageiro de ônibus intermunicipal
-
PolÍcia Militar apreende 170 quilos de drogas após abordar veículo na BR-365
-
Jaudet é novamente preso por tentar comprar produtos com cheque furtado
-
Polícia Militar realiza Operação Triângulo Seguro
-
PRF prende rapaz de 22 anos por uso de drogas, porte de munições e corrupção de menor