Colegiado do Colmeia Patos visita o comando regional da Polícia de Meio Ambiente

Vice-presidente do Coletivo, Civuca Costa, repassou ao Comandante da 10ª Cia PM, o Relatório de Ações Ambientais dos últimos dois anos.

04/03/2020 - 14h38

Colegiado do Colmeia Patos visita o comando regional da Polícia de Meio Ambiente

Na tarde da segunda-feira, 2 de março, representantes do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas, realizaram uma visita oficial ao comando da 10ª Cia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente, na rodovia MGT 354 - Km 171, com o objetivo de alinhamento de ações relacionadas às demandas ambientais e aos projetos desenvolvidos em Patos de Minas durante todo o ano. E, cobrar maior participação e presença da polícia militar de meio ambiente nas reuniões e eventos dos conselhos municipais instituidos no Município.

Os conselheiros do Colmeia foram recepcionados pela Cabo Helen Cícera de Freitas Gontijo, instrutora do Progea (Programa de Educação Ambiental da PM) e pelo Comandante da 10ª Cia de Meio Ambiente, Capitão Paulo Bernardes Vidal. Vários assuntos foram abordados como as atividades alusivas da Semana Mundial da Água, de 16 a 22 de março, incluindo o mutirão de limpeza no Parque da Lagoinha, que contará com o apoio de barcos a motor da Polícia de Meio Ambiente.

"O propósito da visita técnica foi principalmente estreitar o laços de parceria entre o Colmeia e a Polícia Ambiental, e cobrar maior presença de representantes da polícia militar do meio ambiente, nas reuniões mensais dos conselhos municipais, como o Cima, Codema e Colmeia Patos, considerando a importância da presença dos militares ambientais nas decisões de planejamento e votações que definem as diretrizes para a melhoria do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no âmbito do Município", explica o vice-presidente do Colmeia Patos, Civuca Costa, que coordenou a reunião durante a visita.

Na ocasião, foi entregue oficialmente ao Comandante, Capitão Vidal, o Relatório de Ações Socioambientais do Colmeia e Pró-Manancais, no exercício 2018 e 2019, com muitos programas implementados em benefício da preservação e proteção dos recursos hídricos das microbacias dos rios Paranaíba e São Francisco, dentro outros projetos como a construção do Ceam Mocambo - Centro de Referência em Educação Ambiental de Patos de Minas e a realização do Café com Bordado: Tecendo a Arte do Bem Comum.

Ficou definido pelo comando da Polícia Militar de Meio Ambiente, que nos próximos dias serão indicados os novos membros representantes titular e suplente, nos conselhos ambientais de Patos de Minas e que, em 2020, a integração da 10ª Companhia Ambiental com a comunidade e projetos socioambientais será ampliada. Prova disso é que na reunião ordinária do Cima, realizada na quarta-feira, 4 de março, no Plenário da Logislativo Patense, contou com a presença do Tenente Edilson Fernandes e da Cabo Helen Cícera, representando a PM de Meio Ambiente.

Participaram da comissão do Colmeia Patos durante a visita ao comando da 10ª PM Ind Mat, do dia 2 de fevereiro, os seguintes conselherios ambientais: Marli Melo (representante da Emater); Daniel Barbosa (representante da Copasa), Luciana Esteves (representante do IEF); Dionísio Brito (representante da ODS); José Lucilo - Duda (representante de entidades religiosas e sociedade civil); e Civuca Costa (representante do CIMA e atual vice-presidente do Colmeia Patos).


  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: Ascom Colmeia Patos