Conheça o movimento LGBT em Patos de Minas
O Patos Notícias explica sobre o movimento LGBT na cidade. A Festa Alôka celebrará os cinquenta anos do Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado no dia 28 de junho.
06/06/2019 - 16h56
No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho Gay. A data teve início 50 anos atrás, quando um grupo de homossexuais nova-iorquinos se revoltaram em um bar gay The Stonewall Inn, em resistência à forte violência policial que sofriam.
O ato ficou marcado como data comemorativa do Orgulho LGBT, sigla que engloba lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou transgêneros, e que em algumas variáveis, usa as letras “I” de intersexual ou “Q” de queer (termo utilizado para designar pessoas que não seguem padrões), etc.
Em Patos de Minas, o movimento tem ganhado força nos últimos anos com eventos anuais como a festa Miss Glamour Gay, que vai para a 22º edição em 2019, e baladas recentes, como a Festa Queen, que já foi realizada duas vezes na cidade.
Vale salientar que o segmento tem sido um dos mais lucrativos no país. O termo designado para este nicho, “pink money”, ou em tradução direta, dinheiro cor de rosa, já movimenta cerca de 420 milhões de reais por ano, segundo pesquisa da Out Leadership.
9,55% dos casais LGBT’s recebem cerca de cinco a dez salários mínimos, segundo o Censo IBGE em 2010. Enquanto casais de famílias brasileiras heteroafetivas representam apenas 3,41% deste total. E este é apenas um dos fatores que pode explicar a alta do “pink money”.
Outro aspecto é a tendência de marcas mundiais e nacionais engajadas na causa LGBT que passaram a difundir campanhas com casais homossexuais, quebrando o tabu e hegemonia de parceiros heterossexuais em anúncios publicitários do tipo.
Baladas LGBT em Patos de Minas
Para o músico Piëit, nunca antes em Patos de Minas o movimento esteve tão forte. “Pela primeira vez na cidade, estamos tendo espaço. Mesmo que nunca tenha ocorrido nenhum tipo de Parada Gay ou evento maior, festas LGBT estão ocorrendo com frequência e público consolidado”, afirma.
Autor dos hits “Karma” e “Teu Gingado”, Piëit chegou a organizar 12 festas mensais exclusivamente voltadas para o público homossexual. Devido ao hiato da casa de shows que mantia parceira, ele decidiu realizar as festas por conta própria por meio da Frida Produções, da qual é sócio.
Nesta sexta-feira (07), a Festa Alôka dará início a uma série de baladas independentes voltado ao público LGBT. O evento acontece à partir das 22h no Salão de Festas da AABB, com presença confirmada dos DJ’s Henrique, Luana Castro e Ameerah.
“Ainda falta a aceitação dos patenses em relação aos nossos eventos. Sequer pensamos em lucro quando organizamos alguma festa e sim se as mesmas não nos darão prejuízo. Os empresários de Patos de Minas não se manifestam e não sabemos quem nos apoiaria”, detalhou Piëit.
Uma das atrações que estará presente na Festa Alôka, é a drag queen patense Ameerah, que atua profissionalmente como performer e DJ desde 2018. No mês passado, ela organizou o “Chá da Ameerah”, consolidando mais uma balada voltada ao público homossexual.
“Desde minha adolescência tive esta fascinação pela arte drag. O cenário da cidade cresceu bastante desde que as meninas Molly Crocker, Nyx Tenebris e a Allane Stefany colocaram a cara pra bater e saíram montadas pelas ruas”, detalhou Ameerah.
Para a DJ, a aceitação do público LGBT nestes eventos tem sido ótima, e também é inclusiva para os heterossexuais simpatizantes. “A primeira edição do Chá da Ameerah foi um sucesso, e já estamos organizando uma segunda edição que será bem melhor que a primeira”, prometeu.
A participação de Ameerah não se resume apenas em festas e eventos culturais. Ela esteve presente no debate “Precisamos Conversar”, realizado na Câmara dos Vereadores realizado no último dia 21 de maio, que tratou sobre a importância da criminalização da homofobia.
“Ainda há muito que progredir e conquistar. Estamos indo a um passo de cada vez, e para muitos pode parecer pouco, mas para nós da comunidade LGBT é muito. Não queremos privilégios como o presidente da república já afirmou, e sim apenas igualdade”, diz Ameerah.
Preconceito e homofobia
Piëit afirma que o momento em que a cidade se encontra não pode parar de jeito nenhum e que o processo de consolidação é lento, mas muitas coisas foram conquistadas. Os maiores entraves sofridos pelo público LGBT são os relacionados à preconceito e homofobia.
No Brasil, cerca de 552 homossexuais são mortos por ano, totalizando uma vítima de homofobia a cada 16 horas, segundo um levantamento de Julio Pinheiro Cardia, ex-coordenador da Diretoria de Promoção dos Direitos LGBT do Ministério dos Direitos Humanos.
“Uma das nossas maiores preocupações ao realizar eventos é com a segurança. Queremos sempre proporcionar um ambiente onde as pessoas possam ser quem elas realmente são e não precisem se sentir receosas”, afirma Piëit.
O projeto de lei nº 672-2019, de autoria do Senador Weverton do PDT do Maranhão, que criminaliza a discriminação e o preconceito relativos à identidade ou orientação sexual, foi aprovado em primeiro turno na CCJ do Senado e já tramita na Câmara.
Amerah salienta que o cenário político atual demanda a união do movimento. “Estamos a um passo de criminalizar a homofobia, será um avanço muito grande devido as atuais circunstâncias e pela onda conservadora que tomou conta do país”, pontua.
Para Piëit, a ideia não é segregar, e sim criar uma alternativa para o movimento LGBT da cidade. “Fica explicito que não somos bem vindos em certos ambientes patenses. Não é apenas pela vibração das pessoas e sim pelo posicionamento averso das mesmas”, relata.
No sábado da próxima semana (15), a Frida Produções também realizará a Festa Las Bibas, no Rancho Jatobar e a previsão é que a produtora faça pelo menos dois eventos por mês até que algum novo local destinado ao público homossexual seja consolidado.
“Nunca imaginei que iria realizar estas festas. Tudo aconteceu naturalmente, quando meus amigos e eu buscávamos apenas festas para dançar e divertir. Enquanto eu tiver condições eu irei apoiar a causa LGBT”, concluiu Piëit.
-
Homem sai de Serra do Salitre para levar droga mas é preso em Carmo do Paranaíba
-
Homem é esfaqueado e companheira é a principal suspeita
-
Motociclista que acidentou na Avenida Fátima Porto não resiste aos ferimentos e morre
-
Motorista perde o controle e capota na BR-354, próximo a Campina Verde
-
Duas pessoas ficam feridas em acidente na MGC-354
-
Crianças são encontradas na rua e PM acha pais dormindo em Patos de Minas
-
Duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na Av. Fátima Porto
-
Homem é preso por tráfico de drogas na Avenida Paranaíba
-
Polícia Militar apreende revólver, réplica de pistola e drogas no Bairro Jardim Esperança
-
Mestre de capoeira morre afogado em represa na região rural de Ponto Chic
-
Motociclista inabilitado foge da polícia, bate em muro e fica ferido
-
Prefeitura emite novo decreto para adequar município ao retorno da Onda Verde
Publicidade
Publicidade
Publicidade
-
Medicamentos descartados em P.O. tem identificação da Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto/SP
Responsáveis pelo descarte podem responder por crime ambiental ou até infração administrativa.
-
Carreta arrasta fiação e deixa rastro de destruição no bairro Planalto
Motorista disse que passa pela avenida diariamente e nunca teve problemas
-
Deputada federal Greyce Elias testa positivo ao COVID-19
A deputada do Avante informou que está seguindo a quarentena, juntamente com a família que também testou positivo.
-
Covid-19: nova versão do Minas Consciente é divulgada e entrará em vigor no dia 6 de agosto
Redução de ondas, protocolo único, análise por microrregião são algumas das mudanças. Até anúncio de nova classificação, Patos de Minas segue na onda branca
-
Zona rural: vacinação contra raiva começa na próxima segunda-feira
Imunização é voltada para cães e gatos acima de três meses. Na área urbana, campanha será em quatro etapas, começando em 22 de agosto
-
Morador de rua é esfaqueado no Bairro Jardim Paulistano
A vítima estava pernoitando na porta de uma casa quando foi agredida.
-
Governo do Estado lança novas regras para o Minas Consciente
O governador ressaltou que o novo plano, entre outros pontos, contempla necessidades específicas dos municípios
-
Trecho da Avenida Brasil, no Boa Vista, será alargada para melhorar fluxo
Obra, já iniciada, acontece entre a Avenida Fátima Porto e a Praça Madrid
-
Mais um óbito por COVID-19 é confirmado, mas número de internados diminui em Patos de Minas
35 pessoas estão internadas, sendo 10 em estado grave na UTI.
-
Mulher encontra vários medicamentos descartados no meio da mata na zona rural de Presidente Olegário
Os medicamentos estavam descartados na região do Cricó ou Pedreira, como é conhecida.
-
Idoso fica ferido ao ser agredido com pá em Patos de Minas
-
Técnico João Alemão testa positivo ao COVID-19 e está fora de partida da URT x América
-
Polícia Militar apreende espingarda semiautomática de fabricação Russa no Bairro Jardim Panorâmico
-
Homem de 43 anos que vendeu respiradores para o Estado do Pará e não entregou é preso em Patrocínio
-
Patos de Minas já registra 1272 casos confirmados de COVID-19
-
Prefeitura inicia construção de aceiros no Parque Municipal Mata do Catingueiro
-
Prefeitura realiza pesquisa sobre modernização da iluminação pública
-
Parque Ecológico Rio Paranaíba recebe cuidados e ganhará academia ao ar livre
-
Rapaz de 22 anos é preso por furto de aparelho de TV em Lagoa Formosa
-
Rapaz de 18 anos é baleado no Bairro Santa Cruz em Carmo do Paranaíba
-
Batida entre carro e caminhonete deixa motorista ferido na BR-354
-
Psiquiatra denunciado por recomendar uso de cloroquina recebe apoio nas redes sociais
-
Patos de Minas registra 57 novos casos de Covid-19
-
Jovens são presos por tráfico de drogas no Bairro Jardim Aquárius
-
Projeto “Amigos que Ajudam” lança campanha para ajudar instituições filantrópicas patenses que enfrentam dificuldades durante a pandemia
-
Vereadores analisam projeto de lei do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público Municipal – Faserv
-
URT perde para o Cruzeiro no primeiro jogo de retorno do Campeonato Mineiro
-
Psiquiatra é denunciado por recomendar uso indiscriminado da hidroxicloroquina e da cloroquina
-
CAIXA Tem: usuários com inconsistência cadastral podem realizar desbloqueio pelo aplicativo
-
Prefeitura conclui construção do Centro Especializado em Reabilitação
-
Campus da UFU em Patos de Minas fará testes para detecção de COVID-19
-
Licitação para projeto executivo de duplicação da BR-365 é publicado no Diário Oficial
-
Mulheres de 23 anos são presas por tráfico de drogas no Bairro Jardim Paulistano
-
Polícia Rodoviária Federal apreende meio quilo de crack em bagageiro de ônibus intermunicipal
-
PolÍcia Militar apreende 170 quilos de drogas após abordar veículo na BR-365
-
Jaudet é novamente preso por tentar comprar produtos com cheque furtado
-
Polícia Militar realiza Operação Triângulo Seguro
-
PRF prende rapaz de 22 anos por uso de drogas, porte de munições e corrupção de menor