Saques do PASEP para idosos começam dia 19 de outubro

Nesta primeira etapa de pagamentos, serão contemplados somente os cotistas que possuem mais de 70 anos.

06/10/2017 - 14h06

Saques do PASEP para idosos começam dia 19 de outubro

O Governo Federal confirmou que os saques do PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - para os idosos começam dia 19 de outubro de 2017. Nesta primeira etapa de pagamentos, serão contemplados somente os cotistas que possuem mais de 70 anos.

O restante dos servidores homens e mulheres aposentados, começam a receber os recursos do PASEP a partir do dia 17 de novembro. A terceira etapa de pagamentos começa a partir de 14 de dezembro, quando irão receber mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 ou mais, os quais não podem ser aposentados.


Calendário de saque do PASEP

Confira o calendário oficial divulgado pela Caixa e veja as datas da liberação dos recursos do PASEP:

  • A partir do dia 19/10: Idosos e idosas com 70 anos ou mais

  • A partir do dia 17/11: Aposentados e aposentadas

  • A partir de 14/12: Homens a partir de 65 anos e Mulheres a partir de 62 que não tenham aposentadoria concedida

 

Quem pode sacar

Terão direito a sacar o dinheiro os servidores públicos que contribuíram para o PASEP até a data de 4 de outubro de 1988 e que não tenham feito o resgate dos valores do fundo até a presente data. É importante destacar que os trabalhadores que começaram a contribuição após esta data, não poderão realizar a retirada dos recursos.

  • Quem trabalhou de carteira assinada até 1988

  • Homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62

 

Pagamentos

Os servidores que possuem conta na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, receberão os recursos de forma automática através e crédito em conta. Já aqueles que possuem contas em outros bancos, poderão solicitar a transferência do PASEP para outra conta em até três meses após o pagamento.

 

Redução da idade

O Governo Federal anunciou a diminuição do direito ao saque do PASEP, anteriormente somente quem possuía 70 anos ou mais tinha direito ao benefício, agora mulheres a partir de 62 anos e homens com 65 anos ou mais, também poderão retirar os recursos.

Segundo cálculos do Governo, a medida deve injetar mais de R$ 15 bilhões na economia. O valor médio para saque será de R$1,2 mil por beneficiário.

 

Fonte: https://aposentadoriainss.net/

Fonte: Líferson Skrzek de Freitas - Aposentadoria INSS