Moda nos Estados Unidos, os FoodTrucks chegam a Patos de Minas em abril

O festival unirá gastronomia e cultura na Praça do Fórum durante três dias. A promoção é da Associação Peleja, em união com a Única Marketing e a Prefeitura Municipal.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas
14/02/2017 - 15h58

Moda nos Estados Unidos, os FoodTrucks chegam a Patos de Minas em abril

O patense vai poder ampliar sua experiência gastronômica em abril no que se refere à comida de rua. Acostumado ao cachorro quente e ao churrasquinho, ele vai poder experimentar novos sabores e pratos ao ar livre com a realização do Festival Gastronômico e Cultural FoodTrucks". Agendado para os dias 7, 8 e 9 de abril, na Praça do Fórum, o evento segue uma tendência que, até então, era internacional, mas que desembarca na cidade e traz novidades gastronômicas à população, além de aperitivos culturais provenientes de Patos de Minas, que devem fazer do fim de semana algo inesquecível.

Inédito na região, o evento será promovido pela Associação Peleja – Criação Cultural, em parceria com a empresa Única Marketing (de Florianópolis), tendo o apoio da Prefeitura Municipal e do Fratele Hotel.

Misturar gastronomia e cultura em um mesmo espaço já tem sido o tom dos finais de semana nos bares e restaurantes do Município. No entanto, a novidade que será apresentada aos patenses são os FoodTrucks (em Português: caminhões de comida). "São, na verdade, espaços móveis no estilo restaurante sobre rodas, que transportam e vendem alimentos. Esse modelo de comércio teve início nos Estados Unidos quando, em tempos de crise, restaurantes tiveram suas portas fechadas, desempregando diversos chefs de cozinha", segundo os organizadores do projeto. 

Para esses profissionais, a solução de sobrevivência, em meio à adversidade, foi inventar o FoodTruck e, assim, evitando despesas com aluguel e com a manutenção de espaço. A moda pegou, tanto que o modelo criado virou referência nas ruas de Nova York e Los Angeles. No Brasil, os caminhõezinhos adaptados vão, aqui e ali, ganhando fama e, pouco a pouco, conquistando aqueles que procuram uma boa novidade.

"E o propósito da presença dos FoodTruck em Patos de Minas é exatamente o de proporcionar a interação da população, unindo gastronomia e cultura em uma verdadeira e diferenciada praça de alimentação ao ar livre", esclarecem os organizadores.

Regada à música ao vivo, com a participação de cantores e bandas locais e com um cantinho destinado aos brinquedos infantis, a atração promete movimentar a cidade. A apresentação de uma gastronomia requintada, proveniente de vários cantos do Brasil, é o diferencial deste tipo de festival. O que for produzido será comercializado a preços populares nos diversos caminhõezinhos, que serão estacionados no entorno da Praça do Fórum, na Avenida Getúlio Vargas.

O cardápio a ser servido durante o festival será elaborado por chefs brasileiros, bem como o menu da programação cultural será ensaiado para o Festival de FoodTrucks e, brevemente, serão divulgados pelos organizadores do projeto.