Aluno de Publicidade e Propaganda do Unipam produz curta-metragem sobre história do grafite

A Voz do Grafite conta a história do grafite em Patos de Minas e a realidade de artistas locais.

Sarah Dieine (ASCOM UNIPAM)
18/11/2016 - 15h34

Aluno de Publicidade e Propaganda do Unipam produz curta-metragem sobre história do grafite

Maicon Braga, aluno do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) idealizou e produziu o curta-metragem “A Voz do Grafite”. O vídeo relaciona a expressão social e a realidade de artistas patenses com as mídias online.

O grafite é uma expressão social simbólica que traz vivências, sentidos e protestos na forma de traços e cores. Em Patos de Minas, essa forma de expressão ainda é recente, mas ganha força a cada dia. A cidade conta com diversos locais marcados pela peculiaridade dos grafiteiros, alguns deles são o Beco do Grafite, a pista de esportes do Projeto Saci e o Parque do Mocambo.

Segundo o aluno, Maicon Braga o objetivo do seu projeto é mostrar para as pessoas o que o grafite realmente é. “As pessoas conhecem o grafite apenas superficialmente, ‘A Voz do Grafite’ mostra a fundo a história e as reais intenções do grafite, além de divulgar o trabalho dos artistas de Patos de Minas”, afirmou o aluno.

Na cidade, os primeiros artistas que se destacaram pela sua arte no grafite foram o Cal e Bertiher, que juntos desenvolveram as primeiras obras e difundiram esta expressão social. O vídeo conta ainda com a participação do grupo Los Ktiopas Crew, composto pelos artistas: Bertiher, Ktiopa, MTS, DW, Sebola, Matt, Lekim e Chicão, que vêm trazendo ideias e ideais para os muros de Patos de Minas.

O curta-metragem está disponível no link https://goo.gl/fcmVwT 

Além do curta-metragem, o estudante produziu também duas cartilhas, a primeira, intitulada “A História da Voz do Grafite” divulga o processo de surgimento e ideais, enquanto a segunda expõe as diferenças entre o grafite e a pichação.

Para ter acesso as cartilhas acesse os links abaixo:

https://goo.gl/p0jwqH

https://goo.gl/WUK0aP