A microrregião de Patos de Minas ganhará a segunda sociedade de garantia de crédito de Minas Gerais

A Associação de Garantia de Crédito- SGC começará a operar no ALTO PARANAÍBA e beneficiará principalmente pequenos negócios que demandam garantias para financiamentos bancários

Assessoria de Comunicação da ADESP – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas
08/04/2014 - 23h59

A microrregião de Patos de Minas  ganhará  a segunda  sociedade de garantia de crédito de Minas Gerais

No próximo dia 10 de abril ( Quinta-feira) ,  acontecerá o lançamento da SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO DO ALTO PARANAÍBA (SGC)  ,  o evento acontecerá nas dependências da FIEMG REGIONAL DO ALTO PARANAIBA, em Patos de Minas.  No primeiro ano de atividade a expectativa de atuação será no município de Patos de Minas e se estenderá também nos municípios de Patrocinio, Coromandel, São Gotardo, Rio Paranaíba, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba, através de parcerias com entidades representativas empresariais.
O movimento para criar a instituição teve origem em 2008, a partir de uma chamada pública do Sebrae Nacional , com o objetivo de  contribuir para a promoção de um amplo sistema de garantia de crédito no país, através do apoio técnico e/ou financeiro destinado à viabilização de Sociedades de Garantia de Crédito voltadas majoritariamente às micro e pequenas empresas.  
As SGC’s  fornecem garantias complementares para empresas que não têm a totalidade das garantias pedidas pelas instituições financeiras. Essas entidades são formadas por meio da associação de empresários, que pagam uma taxa para ingressarem e uma comissão para os serviços contratados. O fundo de risco da SGC garante as operações das empresas associadas, tornando o crédito mais adequado e com menores custos para a empresa que contratar o financiamento em uma das instituições financeiras conveniadas.
O  Sebrae Nacional aportou R$ 2 milhões no fundo de risco e  também destinou recursos para a operacionalização da mesma, juntamente com a ACIPATOS, o SINDCOMÉRCIO,  a CDL Patos de Minas , a ADESP  - a SICOOB CREDICOPA e a PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS, parceiras da SGC.
 
Requisitos:
Para Daniel Resende , presidente da SOCIEDADE DE GARANTIA DE CREDITO DO ALTO PARANAÍBA , a mais nova SGC brasileira tem uma tarefa importante a cumprir. “Vivemos em uma região que tem como característica um comércio com forte presença dos pequenos negócios. Queremos facilitar o crédito para esses empreendimentos junto aos nossos parceiros. Essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do país”, afirma Daniel.
 
Na opinião de Alessandro Chaves, gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae em Minas Gerais, as sociedades de garantia de crédito podem dar um apoio fundamental para alavancar as MPE, porém é preciso lembrar que existem critérios para se beneficiarem de suas operações. “Esse sistema não pode ser visto como panaceia, que irá solucionar todos os problemas. As empresas que buscam garantia de crédito precisam atender a alguns requisitos, como serem formalizadas, apresentarem capacidade de pagamento e possuírem cadastro positivo no mercado”, ressalta o gerente.
 
Na ocasião o Presidente da ADESP Sr. Daniel Freitas Resende dará posse a nova diretoria - Gestão 2013-2015
 
DIRETORIA ADMINISTRATIVA
Presidente –         Sr. Lisandro de Queiroz Bicalho                         Vice-Presidente – Sr. Vinicius de Moura Dias                                 Secretária Geral – Sra. Paula Teixeira Silva Reis                            1° Secretário –      Sr. Eduardo Queiroz Castanheira                         
2° Secretário –      Sr. Sebastião da Silva Andrade                          1ª Tesoureira –     Sra. Teresinha Gonçalves de Sousa Martins                2° Tesoureiro – Sr. Reginaldo de Souza Natil
                               
CONSELHEIROS FISCAIS EFETIVOS:  
Presidente - Sr. José Altamir de Queiroz Braga                           
Conselheiro - Sr. Breno Pereira da Fonseca Palhares                         
Conselheiro – Sr. José Carlos Borges Reis
                              
CONSELHEIROS FISCAIS SUPLENTES: 
Conselheiro - Sr. José Henrique Santos                           
Conselheiro – Sr. João Batista Nunes Nogueira                            
Conselheiro - Sr. Cláudio Nasser de Carvalho
                             
CONSELHEIROS CONSULTIVOS 
Coordenador - Sr. Milton Roberto de Castro Teixeira                          Ex – Presidente - Sr. Ronaldo Siqueira Santos                                Ex – Presidente - Sra. Neusa Rodrigues Moreira                               
Ex – Presidente - Sr. Jader José de Carvalho                                 
Ex- Presidente - Sr. Sandro Ângelo de Andrade
Ex-Presidente – Sr. João Batista Nunes Nogueira                              
Ex-Presidente – Sr. Daniel Freitas Resende