AUTOPATOS/VIPAL convocam a imprensa para mostrar como é recapado um pneu

O objetivo é mostrar para a sociedade a segurança e a qualidade deste tipo de serviço.

Igor Nunes
27/09/2013 - 23h59

AUTOPATOS/VIPAL convocam a imprensa para mostrar como é recapado um pneu

A Autopatos Caminhões e a Borrachas Vipal chamaram a imprensa patense na manhã desta quinta-feira (27) para mostrar a sociedade a segurança e a qualidade que são recapados os pneus na empresa. Os repórteres acompanharam todo o processo e tiraram dúvidas sobre a durabilidade deste tipo de serviço.

Um pneu pode ser recapado até três vezes, dependendo dos cuidados na utilização. Segundo o diretor da Autopatos, Guilherme Silva Castilho de Avelar, a durabilidade de um pneu recado  chega a ser maior que a do pneu novo, dependo da banda que for aplicada.

O gerente da Autopatos/Vipal, Marley César, ressaltou que este trabalho também contribui com o meio ambiente, já que reaproveita o pneu, que seria descartado pelo caminhoneiro.

O que mais chamou a atenção é que todo o processo de recapagem do pneu é bastante higiênico. O pneu usado passa por uma limpeza antes de entrar no processo, não é colocado hora alguma no chão, até que o serviço termine.

O gerente de produção, Uilian Miranda, explicou que após a limpeza, o pneu passa por um teste para saber se é possível recapá-lo. Depois é feita a raspagem da carcaça do pneu. O próximo passo é retirar todos os danos causados por pedras e pregos. O pneu recebe um processo químico para devolver a durabilidade da carcaça. A banda de rodagem é colocada em seguida, depois vai para o processo de vulcanização.

Uilian Miranda afirma também que depois de todos estes testes, o pneu passa por um teste de qualidade. Se não for aprovado,  o mesmo volta a fazer todos os procedimentos novamente.

A representante da Borrachas Vipal, Juliana Antoniolle , acompanhou roda a visita da imprensa à Autopatos. Ela contou um pouco sobre a história da Vipal, uma empresa que nasceu há 40 anos em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, quando um empresário de 50 anos, proprietário de posto de combustíveis e borracharia, percebeu que poderia fabricar os materiais de conserto do pneu, já que vinham da Alemanha.

Atualmente, a Vipal fabrica mais de cinco mil itens de consertos e reforma de pneus. A empresa também possui mais de  250 representantes em todo o país, além de ser conhecida internacionalmente no setor.

O diretor comercial da Autopatos, Romero Santos, falou que a empresa é representante Vipal desde 2008, quando adquiriu maquinários novos e construiu novas instalações. O objetivo da Autopatos é fazer um serviço de qualidade, atendendo as exigências dos clientes. A Autopatos atualmente é considerada uma das melhores representantes da Vipal.

Cliente da Autopatos desde 1987, quando comprou o primeiro caminhão, José Maria de Souza, recomenda a recapagem de pneus através  da Autopatos/Vipal. Ele afirma que nunca teve problemas com os pneus que receberam a reforma e indicou o serviço para amigos. 

Fotos: Eduardo Santoro